terça-feira, 2 de julho de 2013

Pensamento



             " A criança que fui chora na estrada
               deixei-a ali quando vim a ser quem sou
               e hoje, quando vejo que o que sou é nada,
               volto a buscá-la ali onde ficou."

                                                Fernando Pessoa

Projetos de aprendizagem e Projetos de ensino

1- O que é aprendizagem? É o modo como o indivíduo adquire novos conhecimentos decorrentes da experiência envolvendo mudanças no comportamento. 2- Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto? Não, porque na aprendizagem por projetos o planejamento é realizado pelos alunos conjuntamente com o professor e no ensino por projetos o planejamento, metodologia e currículo são formulados por uma proposta pedagógica vinda do professor. 3- Como se inicia um projeto para aprender? Inicia-se a partir das necessidades/interesses dos sujeitos participantes. 4- Com que idade o aluno pode começar? Desde que tenham a capacidade de perguntar, expressar suas necessidades/interesses. 5- E os currículos? Como ficam? Os currículos devem ser adaptados de acordo com as necessidades pontuadas; o currículo para o ensino de massa deve ser substituído pelo currículo por projetos dos alunos. 6- Como fica, então, o papel do professor? O papel do professor deve ser o de mediador, orientador. 7- E o aluno, como aprende? O aluno aprende através da participação, da pesquisa, da construção e reconstrução, da interação,da experimentação, buscando soluções. 8- Como administrar a mudança na escola? As mudanças na escola devem ser administradas de maneira equilibrada com todos os componentes da escola(professores, alunos, comunidade, currículo, avaliação etc), através de ações conjuntas e coordenadas.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Reflexões

              O agente que mais mudou, ao meu ver, foi o aluno e o que menos mudou foi a escola. O aluno de hoje tem um perfil muito diferente devido à inúmeros fatores, como a mudança na estrutura familiar por exemplo. As mudanças na escola são muito lentas pois dependem do poder público e de políticas públicas que nem sempre a priorizam.
              O uso da tecnologia na sala de aula deve ser utilizado como importante ferramenta de apoio para a aprendizagem. É um meio atrativo para os alunos pois é o que eles vivenciam no seu dia-a-dia. Cabe aos professores  atualizarem-se a fim de acompanhar as novidades tecnológicas.